Por Manuel Antas de Barros
A prática de exercício físico é uma prática saudável e que ajuda a alcançar muitos benefícios em todas as áreas da nossa vida.
Para além dos mais óbvios e relacionados com a nossa saúde e bem-estar, fazer exercício físico pode ser também uma alavanca positiva para melhorar o rendimento na nossa profissão.
Como tudo está relacionado na nossa vida, pequenos comportamentos aparentemente isolados poderão facilmente ter influência e repercussões nas mais variadas situações que compõem o nosso dia a dia.
Em baixo enumeramos um conjunto de exemplos em como o exercício físico pode ajudá-lo a atingir os seus objetivos profissionais.
Ter disciplina
Ao fazermos exercício físico de uma forma regular estamos aos poucos a superar a vontade de adiarmos fazer algo de importante para nós, e desta forma estamos a construir hábitos que trazem um grande retorno para a nossa vida, mesmo que não nos esteja a apetecer particularmente nesse momento. Comece a fazer alguma coisa para mexer o seu corpo ao longo do dia e o projeto que tem vindo a adiar.
Aprender a fazer gestão de tempo
Uma vez que existem 24 horas todos os dias, nós não gerimos o tempo, gerimos sim as atividades que escolhemos fazer. Faça a escolha de fazer exercício físico ou iniciar o seu projeto, e planeie com antecedência na sua agenda os horários em que vai fazer.
Priorizar as atividades
Como não temos tempo para fazer tudo deveremos priorizar o que é mais importante e o que nos traz mais benefícios a cada momento. Ao decidirmos fazer exercício físico estamos imediatamente a decidir não fazer outra atividade qualquer, e isso ajuda-nos a pôr em perspetiva o que realmente importa para nós. No exercício, no trabalho e na vida, aplique o princípio 80/20 que nos diz que 80 % dos nossos resultados devem-se a 20% das nossas ações. Escolha sabiamente os 20%.
Definir objetivos
Fazer exercício físico desenvolve a nossa capacidade de definir objetivos e a sistematizá-los num método passo a passo. Se queremos eliminar 10 Kg que temos a mais, devemos ser realistas e encarar esse objetivo a médio-longo prazo. Aplique o método SMART para de uma forma sistemática definir objetivos eSpecíficos, Mensuráveis, Alcançáveis, Realistas e feitos num determinado Tempo.
Foco para tomar melhores decisões
A prática de exercício físico é uma excelente forma de ganharmos foco e clareza mental. A investigação aponta que com apenas um treino aumentamos a nossa habilidade em focar a nossa atenção e que esse aumento de foco pode durar pelo menos duas horas. Aumente a sua capacidade de foco e concentração com a prática regular de exercício físico aeróbico de 30 minutos 2 a 3 vezes por semana.
Aumentar a energia e vitalidade
Fazermos exercício físico ajuda-nos a ter mais energia e a sentirmos mais vitalidade para desempenharmos as nossas tarefas ao longo do dia.
Gerir o stress
Sendo o stress uma condição inevitável e recorrente com maior ou menor intensidade nas nossas vidas, com especial incidência em ambiente profissional, a prática de exercício físico é uma forma de o combater e atenuar os seus efeitos.
Tomar consciência das nossas características individuais
Ao escolhermos o nosso exercício físico ideal, em função das nossas características, preferências, pontos fortes e pontos fracos, estamos também a aprender a conhecermo-nos melhor, a respeitar as nossas tendências inatas, e os contextos em que podemos desenvolver plenamente o nosso potencial.
Embora o trabalho não defina quem nós somos, a nossa profissão é uma parte importante da nossa identidade. E muitas vezes encaramo-la como uma faceta estanque em que devemos encaixar tudo o resto em torno dela.
Mas a realidade é que para termos mais probabilidades de sermos bem-sucedidos na nossa atividade profissional, teremos de estar num equilíbrio saudável e em condições de saúde integral.
A prática de exercício físico é uma componente vital deste equilíbrio.
Os benefícios da sua prática extravasam os limites mais óbvios e são uma peça comum das várias secções do puzzle complexo que somos.
Em tempos de mudança constante como os de hoje em dia, onde a vida profissional, pessoal e social se entrelaça como nunca, o encararmos de uma forma integrada este puzzle vai ser cada vez mais uma necessidade e não uma perspetiva idealista.